quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Crítica de Filme: O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos : Poster

Bem, é engraçado nos darmos conta de que algo realmente chegou ao fim, e mesmo após ter saído da sessão de O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos, ainda se tem a sensação de como se O Hobbit - Uma Jornada Inesperada tivesse sido lançado ontem. Mais uma trilogia inspirada no universo de Tolkien termina nos cinemas, e mesmo com os prós e contras, deixará saudades.


O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos : Foto Martin Freeman

A trilogia O Hobbit de Peter Jackson, inspirada em apenas um único livro de cerca de 300 páginas, sempre foi motivo de burburinho pelo tal fato. De onde ele tirou tanto material para produzir quase 9 horas de filmes ao todo?! Bem, Peter expandiu, esticou, adicionou, cortou, e no final, nos foi entregue mais uma trilogia ambientada na Terra-Média, criticada e amada. Contando a história do hobbit Bilbo Bolseiro(Martin Freeman) e de sua jornada ao lado de 13 anões em busca da reconquista do reino de Erebor das garras do dragão Smaug(Benedict Cumberbatch), esse plot inicial e principal deu vida a várias tramas e vislumbres de personagens conhecidos e novos.

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos : Foto

De qualquer maneira, O Hobbit, assim como O Senhor dos Anéis, fez bem, tanto de forma técnica e estética, em seus efeitos especiais grandiosos e fotografias panorâmicas, quanto na atuação, pois Martin Freeman nos entrega um Bilbo simpático, gentil e caseiro, sendo o coração da trilogia. Mas mais do que isso, mesmo O Hobbit sendo anterior a Guerra do Anel, a sensação de nostalgia e saudades é palpável, porque desde Uma Jornada Inesperada era certo de que em um bom espaço de tempo, esse será o último vislumbre da Terra-Média nos cinemas.

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos : Foto Aidan Turner, Billy Connolly, Dean O'Gorman, Graham McTavish, Jed Brophy

Mesmo com os defeitos de narrativa, e A Batalha dos Cinco Exércitos já apresenta irregularidades nos seus primeiros minutos - já que começa no ponto onde A Desolação de Smaug terminou, e corre pra encerrar o que era pra ter sido concluído em seu antecessor - , o plot principal da trilogia volta a ser destacado. Afinal, Thorin Escudo-de-Carvalho(Richard Armitage) e companhia já estão em Erebor, mas apesar disso, novos conflitos se iniciam, envolvendo outros grupos - como o título indica.

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos : Foto Richard Armitage

Thorin Escudo-de-Carvalho tem um papel de destaque aqui, e seu personagem passa por grandes conflitos, não só exteriores, mas interiores e psicológicos, o que rende boas cenas e nos faz lembrar de Sméagol(Andy Serkis) e sua ambição exagerada pelo Um Anel. Há uma imersão na mente de Thorin, o que abre espaço até para lições de moral hobbits.

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos : Foto

Mesmo sendo preenchido em sua maioria pelos confrontos e pela batalha título, Jackson continua a criar pontes e conexões com O Senhor dos Anéis, o que fica explícito na cena em que Galadriel(Cate Blanchett), Elrond(Hugo Weaving) e Saruman(Christopher Lee) combatem os Nazgûl e a força crescente do Necromante - nada mais que Sauron. Uma cena de impacto e quase agoniante, foi um ótimo extra para os fãs. Cate Blanchett se despe da imagem de elfa pura e gentil, mostrando uma faceta poderosa e de dar temor. De longe, minha cena preferida.

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos : Foto Cate Blanchett

Quando a batalha título explode, fica impossível desgrudar o olho da tela, já que temos elfos, anões, orcs, humanos, trolls, wargs, águias e morcegos gigantes e tantas outras criaturas se engalfinhando em dimensões de grandes proporções, ao mesmo tempo que focamos nos personagens principais. É caótico e de encher os olhos, e o 3D aprofunda a experiência. Os efeitos especiais são de grande serventia, é claro, mas o tema de guerra e destruição está por toda parte, e Peter utiliza todos os elementos do cenário pra fazer funcionar um confronto grandioso.

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos : Foto

Emocionante, épico e incrível, se deixado os erros de lado. Para os fãs de Tolkien, uma despedida, e a cena final, ao mesmo tempo que encerra, nos deixa afoitos para ver/rever O Senhor dos Anéis. Eu só tenho a agradecer a Peter Jackson pelo o que ele proporcionou a todos os expectadores, e admito que não fiquei nem um pouco cansado durante a duração dos 3 filmes, e além disso, estou louco para poder assistir novamente. Então, é isso.

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos : Foto Ian McKellen

***

Ficha do Filme:

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos : Poster
Título: O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos (The Hobbit - The Battle of the Five Armies #3)
Direção por: Peter Jackson
Elenco: Martin Freeman, Richard Armitage, Evangeline Lilly, Orlando Bloom etc
Gênero: Ação, Fantasia, Aventura
Nacionalidade: EUA, Nova Zelândia
Duração: 2h24mins
Lançamento: 11 de dezembro de 2014

Um comentário:

  1. Cheguei à conclusão que O Hobbit foi uma das piores obras do cinema que eu já vi. Eu amei o Martin Freeman como Bilbo e sou apaixonada pelo Ian McKellen como Gandalf, mas Peter Jackson - com o perdão do termo - cagou na Terra Média com essa trilogia, na minha humilde opinião.

    Pergunta: aqueles vermes que saíam da terra eram a alma de Lúcifer, eles apareceram, não lutaram com ninguém e as águias jogaram UM urso no meio da batalha e ainda assim os Orcs perderam???? WTF? hahahahahahahahaha

    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...