sexta-feira, 12 de julho de 2013

HQ Extreme: Diário do Futuro - Mirai Nikki - de Sakae Esuno

No post de hoje vou falar sobre um mangá sensacional, e que começou a ser lançado aqui no Brasil no início desse ano pela Editora JBC. Estou falando de Diário do Futuro - ou Mirai Nikki no original - de Sakae Esuno!


A história está centrada em Yukiteru Amano, ou simplesmente Yukkie, um garoto tímido, que se exclui da escola e dos amigos para ficar escrevendo um diário em seu celular, sobre tudo o que acontece à sua volta. Em casa, ele cria o seu próprio mundo e conversa com deus, um ser imaginário... mas certa manhã ele encontra o seu diário já escrito com os acontecimentos do futuro. Ao ler até o fim, ele se depara com a previsão da própria morte. Sem perceber, acabou sendo forçado a participar de um "jogo de sobrevivência", que envolve outros Diários do Futuro. É dada a largada para o jogo mortal entre os 12 portadores, até que um reste, que será o sucessor de deus e terá total controle sobre o tempo e espaço.




Sakae Esuno é o cara! O mangá - dividido em 12 volumes, o sexto sendo lançado agora no Brasil - te prende logo no começo. Conhecemos Yukkie, que ao perceber que seu diário está cheio de anotações sobre o seu futuro, não acredita de início que aquilo esteja acontecendo, mas quando ele recebe um Dead End, uma espécie de xeque-mate - quando outro portador do Diário do Futuro descobre sua identidade - ele fica marcado para morrer, até que é salvo por Yuno Gasai, uma garota psicótica, que é obcecada por ele. Ela começa a andar junto com ele, pois alega que o protegerá até a morte. Ela é a segunda portadora do Mirai Nikki.


Mas a história não para por ai. Sakae é exímio em criar cenas de tensão, e aliado ao traço do mangá, viramos as páginas com rapidez, tentando saber o que acontecerá aos personagens, ainda mais quando os Diários do Futuro se modificam de acordo com os atos de seus portadores. Isso pode ser uma vantagem ou uma desvantagem.

E então nos perguntamos o por que do "jogo de sobrevivência" criado pelo deus, até então, um personagem misterioso e sombrio, mas que possui total poder sobre o tempo e espaço. O motivo da luta entre os 12 portadores do Mirai Nikki, é que ao restar apenar um portador, ele será o seu sucessor. Dentre todos os "jogadores" - alguns que entraram forçados no jogo como Yuki e o policial Keigo Kurusu - há aqueles que querem mesmo o cargo de futuro deus, e não medirão esforços para consegui-lo. Mas a trama se complica quando entre os portadores há também terroristas, como a sádica Minene Uryuu, o serial killer Takao Hiyama e etc. Yuki e Yuno terão que enfrentar todos esses portadores do Diário do Futuro, mesmo que não queiram. De qualquer modo, eles serão alvos em uma hora ou outra, e quando forem descobertos, serão mortos. Ai sim faz sentido o nome "jogo de sobrevivência".

Com um trama eletrizante já em seu primeiro volume, Esuno vai apresentando cada portador do Mirai Nikki, e Dead Ends não é o que falta. Yuki corre risco de vida, e como ele possui um complexo de inferioridade que precisa ser suprimido, cabe a bela Yuno defendê-lo nessa acirrada competição. O amor dela por Yuki pode ser um pouco doentio, já que ela não larga o pé do garoto tímido, mas podemos dizer que é um amor real, já que ela jura protege-lo com todas as suas forças, e no final do primeiro volume - intitulado Os Doze Portadores - isso fica bem claro. Yuno é corajosa e brava, e Yuki precisa dela. Mas há outros poréns...


Cada portador do Mirai Nikki possui um Diário com algumas características únicas, e novamente isso pode ser uma vantagem ou uma desvantagem. O diário de Yuki não mostra diretamente o seu futuro, mas sim, tudo o que acontece ao seu redor. Já o diário de Yuno possui de dez em dez minutos anotações sobre tudo o que está acontecendo com Yuki, até coisas sem sentido como "bebeu água", "arrumou a mochila", "desceu uma escada"... quando dois portadores se juntam, podem se tornar invencíveis, o que deixa bem claro que Yuki e Yuno precisam permanecer aliados.

DSCF4108 2
FOTO

Diário do Futuro - Mirai Nikki de Sakae Esuno, é um mangá sensacional. A história não possui nenhum clichê, e em cada volume cumpre o seu devido papel. A Editora JBC trouxe nesse ano a coleção dessa história, e todas as edições possuem um acabamento de ponta. Muitos leitores estão elogiando o trabalho gráfico usado pela editora - contando ainda com 4 páginas coloridas! - e tudo custando por apenas R$13,90. Pra mim é um preço justo, contando com a qualidade gráfica das edições e a ótima obra de Sakae. Vale a pena muito ter Mirai Nikki e sua coleção - cada volume tendo cerca de 205 páginas.

FOTO

E então, você que curte mangá, não perca Diário do Futuro, e até quem não tem muita experiência no ramo, ou que apenas conhece superficialmente esse mundo - como eu. Creio que você não vai se decepcionar!

***

Ficha do Mangá:


Título: Diário do Futuro (Mirai Nikki #1)
Autor: Sakae Esuno
Editora: JBC
Número de Edições: 12 volumes
Página: cerca de 205 + 4 coloridas
Preço: R$13,90
Classificação Etária: 16 anos







Capas das Próximas Edições - até agora lançadas:

    

Curiosidades:

O AUTOR - As informações de Sakae Esuno são escassas. Não se sabe se é homem ou mulher, nem idade, nem nada. Ele (ou ela) ganhou notoriedade após ter criado Mirai Nikki, e recentemente começou um novo mangá, chamado Big Order.

SPIN-OFFS - Diário do Futuro é complementado por mais duas histórias paralelas, ambas igualmente escritas e ilustradas por Sakae Esuno. A primeira se chama Mirai Nikki: Mosaic, que acontece ao mesmo tempo que a série principal, mas focaliza em um dos portadores do diário; a segunda se chama Mirai Nikki: Paradox, que se passa em uma linha temporal alternativa, na qual alguns eventos decisivos na série principal se passam diferentes neste spin-off, uma deles, substituindo o primeiro e o segundo portador do diário, Yuki e Yuno respectivamente.

ANIMES - Uma adaptação produzida pelo estúdio Asread e dirigida por Naoto Hosoda, começou a ser exibida a partir de 10 de outubro de 2011. Há também uma segunda temporada prevista para 26 de julho de 2013.

CONTINUAÇÃO - Uma continuação, intitulada Mirai Nikki - Redial (ou Diário do Futuro - Rediscagem) teve uma amostra lançada na edição de maio de 2013 na revista Shonen Ace.

9 comentários:

  1. Infelizmente não consegui comprar o primeiro volume e como consequência vou acabar deixando para comprar no futuro, mas já assisti ao anime e posso dizer que é um dos melhores que já assisti (não estou incluindo os mais conhecidos, como One Piece).
    A história é simplesmente fantástica e inovadora; os personagens cativantes; a ação empolgante. Realmente recomendo e fico feliz que você tenha gostado do mangá.
    Seus comentários apenas aumentaram meu desejo de ter os volumes :D Aliás, essa curiosidade sobre Sakae Esuno eu realmente não sabia :s

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou querendo muito assistir o anime de Mirai Nikki, mas pretendo primeiro ler todas as edições do mangá. - pelo o que eu procurei na net, o anime corta algumas coisas da história (inclusive um detalhe do final) - de qualquer modo, irei assistir em breve e talvez eu poste um comentário sobre ele :D

      Vlw pelo coment!

      Excluir
  2. Oi Joshua!
    Então, nas minhas buscas por alguns animes, descobri esse por acaso. Tudo bem que foi só uma busca (estou totalmente sem tempo para assistir qualquer coisa ultimamente), mas esse me saltou aos olhos. Até salvei nos favoritos.
    Quanto ao mangá, bom saber que capricharam na edição e que o preço está em conta, né? Isso é MUITO importante! :) Será que eu ainda encontro o primeiro volume em alguma banca por aqui?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo assistir o anime quanto eu terminar todos os volumes da mangá - o que espero fazer nesse período de férias. Talvez você encontre vendendo na internet - pelo mesmo preço, só não sei se tem o acréscimo de frete - ou no site mesmo da editora - acho que tem até desconto se você comprar todos os volumes até agora lançados. Vale mesmo à pena, e se você for comprar em banca, é só falar com o jornaleiro que talvez ele consegue as edições antigas ;D

      Excluir
    2. oi Luara!
      moro em indaiatuba,e no momento procurei em todas bancas e livrarias daqui e só achei o volume dois e outro mais o um não
      já pensei em comprar pela net mais sempre fico com um pé atrás pra essas coisas

      Excluir
    3. Comprar pela net é uma boa opção - e não tem problemas, dependendo do site! - mas no caso de bancas e livrarias, é sempre bom falar com o vendedor e solicitar o mangá.

      Excluir
  3. Leio muitos mangás, e pra mim, mirai nikki é um dos Melhores.. pena que a JBC ainda tá no sexto volumee..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, concordo com você: Mirai Nikki é um dos melhores mangás! A história é muito bem estruturada, e por mais que um enredo seja considerado simples, o autor o explora de tal forma que se torna uma grande trama! Quanto aos lançamentos, a JBC começou a lançar Diário do Futuro ainda nesse ano, e até o final de 2013, teremos o volume 12 em mãos!

      Excluir
  4. Eu só assisti o anime Mirai Nikki e gostei muito. Não considero ele o melhor mas eu gostei muito dele. Eu queria comprar o mangá só que a coleção já está bem avançada e aí não vai ter como eu conseguir comprar todos e acompanhar o resto então eu vou deixar passar. rs
    Não sei se você já viu mas tem um mangá que eu estou comprando e é um pouco no estilo de Mirai Nikki, talvez você possa gostar. É o death note, bem legal. Tem mangá e anime também. Vale a pena assistir. :D

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...