sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Resenha - Fogo Cruzado de James Patterson


O 16º livro da série policial mais popular dos últimos anos, Alex Cross, Fogo Cruzado mostra literalmente um fogo cruzado na vida do personagem que dá nome à saga, e pode ser uma das aventuras mais perigosas do protagonista, já que é um volume que marca o retorno de seu maior inimigo que busca por vingança: Kyle Craig.


Alex Cross é um detetive que presta serviços para o Departamento de Crimes Hediondos da Polícia Metropolitana, além de ser ph.D. em psicologia, com uma longa e bem-sucedida carreira. Atualmente, Cross está passando por um raro momento de tranquilidade, sem casos complicados, e isso significa que ele poderá se dedicar mais à sua família, e principalmente aos preparativos para seu casamento com a detetive Bree Stone. Então ele é chamado, às pressas, para resolver o assassinato de dois dos homens mais poderosos - e corruptos - da cidade, que foram executados por um atirador de elite. O que poderia ser um caso isolado, torna-se pior quando o assassino age novamente, exterminando outros integrantes da alta-roda. Será ele um herói ou apenas um justiceiro? O tal atirador de elite fica conhecido como Patriota, mas esse não é o único problema de Cross. Kyle Craig fugiu da penitenciária de segurança máxima, para onde foi mandado por Cross, e agora quer vingança... e talvez ele esteja mais perto do que Alex pensa. Enquanto isso, o FBI designa para o caso o agente Max Siegel, que começa a disputar com Cross a investigação.

"- Você disse que foram tiros na cabeça? - perguntei enquanto estávamos a caminho. - Verdade?
- É - respondeu Grieco, sombrio - Na mosca. Alguém sabia muito bem o que estava fazendo. Espero que não esteja mais por ai, vigiando a gente." 
Página 24/25

Fogo Cruzado nos apresenta uma trama por diversos ângulos. Acompanhamos a narração em primeira pessoa de Cross, enquanto vamos desvendando o caso, e capítulos em terceira pessoa que nos mostram detalhes fora do campo de visão da investigação, como o Patriota e o próprio Kyle Craig. James Patterson tem uma narração rápida que se resume a capítulos curtos, e a cada momento o leitor presencia uma reviravolta no caso. Aqui temos um jogo de enigmas que enriquecem ainda mais a história, e as tramas paralelas e pistas falsas são encaixadas de forma correta, sem cansar o leitor.

Apesar da história principal se focar no atirador de elite, o Patriota, e na resolução do caso, o grande trunfo de Patterson em Fogo Cruzado não é o detetive Alex Cross, e sim, Kyle Craig, que usa uma artimanha inimaginável para se vingar do protagonista. Acredito que mesmo sendo o vilão da história, Craig "conquista" por sua personalidade calculista e fria, sua inteligência excepcional, e todos os seus atos premeditados. Um psicopata por completo, mas é ele quem dá o suspense à trama, já que Alex e sua família correm perigo constantemente.

"Acontece. Boa parte do trabalho da polícia é pegar os bandidos que ficam na base da pirâmide do crime, sem jamais conseguir chegar ao topo. De fato, é com isso que as pessoas no topo contam. Quem trabalha para elas - os pistoleiros de aluguel, os capangas, os bandidos de rua - é que corre a maior a parte dos riscos e em geral é a única parcela que se dá mal."
Página 178

O único ponto negativo que ressalto - e não é em relação ao livro, e sim à editora - é que o leitor pode se sentir sem contexto, já que Kyle já participou de livros anteriores da série, e aqui ele já está buscando vingança. Mesmo que seja uma trama independente em muitos aspectos, seria melhor se a editora houvesse publicado Double Cross antes - apesar de já haver uma edição antiga da Rocco, com o título Dupla Cilada para Cross.

Em geral, Fogo Cruzado é um romance policial que agrada quase por completo, apesar de não ser excelente, principalmente para os leitores mais exigentes, que veem na escrita de Patterson - assim como em Nicholas Sparks - uma fórmula a ser seguida nos demais livros. Mas não seja por isso, não deixe de ler este volume da série, que em seu final, faz menção à Lindsay Boxer, uma personagem da série, também de Patterson, Clube das Mulheres Contra o Crime, aguçando a curiosidade do leitor.

"- Quando o fim chegar, acredite, nós dois vamos saber."
Página 123 

***

Ficha do Livro:

Título: Fogo Cruzado (Cross Fire - Alex Cross #16)
Autor: James Patterson
Tradução por: Alves Calado
Editora: Arqueiro
Páginas: 208
Gênero: Policial, Ficção, Ação
Lançamento: 2012







Sobre o autor:

James Patterson é hoje um dos autores mais vendidos no mundo inteiro. Seu livro de estréia The Thomas Berrynan Number ganhou o Edgar Award de melhor romance policial. Foi publicado em 1976, depois de recusado por mais de 20 editores. O autor iniciou então uma série de best-sellers, incluindo os seis livros com o personagem Alex Cross, um detetive-psicólogo. Antes de se tornar um escritor em tempo integral, Patterson trabalhou na área de Publicidade por muitos anos,. Foi presidente da J. Walter Thompson, North America, de 1990 a 1996. Estudou no Manhattan College e depois na Vanderbilt University. Vive atualmente em Palm Beach, Flórida, com a mulher e o filho.







Outras Capas:

   

2 comentários:

  1. Sério que no final tem essa menção à Boxer? Isso realmente não imaginava e gostei muito de saber desse pequeno detalhe.
    Apesar de não conhecer o tal vilão, já que não li o livro anterior, tenho grandes expectativas em relação a esse livro, assim como todos os demais do autor. O único problema, ao menos na minha visão, é quando os livros são muito semelhantes - não ligo para a estrutura, mas acho que dá para usar a mesma estrutura com história bem diferentes -, mas felizmente o livro te agradou e sendo assim tenho quase certeza que também me agradará.
    Em relação a editora, por mais que seja um sucesso no exterior, os livros do Patterson não vendem no Brasil, por isso acho difícil que ela acabe lançando o livro anterior. O que é uma pena, porque não gosto de ter uma coleção com livros diferentes :(

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No último capítulo ele cita o nome da Lindsay, e sério, agora eu vou correr pra ler Clube das Mulheres Contra o Crime, kk.
      Poxa, fico muito triste com isso. Mas vou procurar comprar "Dupla Cilada para Cross", e comento aqui no blog. Ainda torço para que a Arqueiro republique por aqui...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...