sábado, 17 de março de 2012

Os Significados por trás das Capas de The Hunger Games - Especial The Hunger Games


Iniciando a terceira parte do Especial The Hunger Games, irei comentar - e talvez revelar - o significado das capas dos livros da série Jogos Vorazes, onde podemos ver três diferentes tordos, e por trás deles, há uma mensagem que condiz totalmente com o livro, e que talvez alguns leitores nem haviam se dado conta - incluindo eu!, rs.

Acho que o motivo dessa postagem foi uma conversa entre eu e a minha amiga Juliane - ambos fãs de THG, rs. Ela me contou sobre os significados dos tordos na capa e o que há por trás deles, e senti que eu tinha que compartilhar isso com o blog.

Vou então começar pelo primeiro livro, Jogos Vorazes. Abaixo, vocês podem visualizar a capa em alta resolução.


A capa está em uma cor neutra, usando o negro como um plano de fundo e ressaltado com as letras brancas usadas no nome da editora, autora, e título do livro. Há alguns detalhes ao fundo em cinza, círculos dentro de círculos e algumas linhas envolta em pequenos traços, e finalmente o tordo.

Pra quem leu associa o tordo na capa com o broche de Katniss, o qual sua melhor amiga Madge lhe deu antes dos Jogos se iniciarem. O tordo é a marca de Katniss, e muitas vezes o peculiar pássaro representa a própria protagonista.

A autora usou o pássaro tordo como "mascote" da trilogia porque - no livro - antes dos Jogos terem sua primeira edição, houve um levante entre os 13 Distritos contra a Capital, que para recuperar o poder em cima do povo do país Panem, em seus laboratórios, criou pássaros mutantes, bestantes na verdade, que se chamavam gaios tagarelas. Eles podiam gravar qualquer conversa e as reproduzir fielmente. Essa foi a arma da Capital contra a rebelião dos Distritos. Os gaios tagarelas eram enviados e escutavam a conversa estratégica dos líderes dos Distritos, e logo voltavam para a Capital, favorecendo o poder deles. Logo os Distritos descobriram os tais gaios tagarelas e começaram a falar coisas sem sentido quando os pássaros estavam presentes. Quando a Capital viu que os bestantes estavam ficando sem valor, os abandonou nas florestas, pensando que não conseguiriam sobreviver. Mas aconteceu o contrário. Os gaios tagarelas na maioria eram machos, então logo cruzaram com fêmeas de tordos, dando origem a uma nova raça dos tordos.

Enfim, o tordo é um símbolo de resistência, que mostra que mesmo que a Capital tendo usado os gaios tagarelas e depois se desfeito deles, achando que morreriam, os pássaros conseguiram sobreviver a própria sorte, dando origem a uma nova geração de tordos, libertas do poder da Capital.

Por isso as capas de The Hunger Games tem o tordo estampado nelas. Mas não é apenas isso que explicar os pássaros. Dê uma nova olhada na capa de Jogos Vorazes...


Se você ainda não percebeu, o tordo mesmo sendo o broche de Katniss, parece estar preso dentro do círculo a sua volta. Quem leuo livro, há uma parte em que Katniss descreve o broche, dizendo que o pássaro está preso pelas asas, e de algum modo, as asas de um pássaro pode significar liberdade. Então, digamos que a Capital é o círculo, e obviamente, Katniss o tordo e simplificando, todos os 12 - 13 - Distritos. Eles não tem liberdade, pois suas asas estão presas.

Bem, revelei o significado da capa do primeiro livro, agora vamos para a segunda?


Podemos perceber que o tordo de Em Chamas mudou de um broche - do primeiro - para um pássaro real mesmo, e uma nota é que podemos tirar dai que Katniss finalmente se mostrou quem era, no final dos Jogos, para toda Capital, e outra nota é que o círculo - Capital - não a está mais prendendo sua liberdade, e agora pode voar bem alto - como na foto do tordo na capa.

Mas o que caracteriza principalmente esta capa é porque o tordo está sendo mirado! Sim, mirado! Olhe mais uma vez para a ilustração da capa, e você percebera linhas sob o pássaro, que parecem ser uma mira. O círculo está presente, mas não está prendendo mais o tordo, e mesmo que sob mira da Capital, percebemos que o tordo parece alçar voo.

A ilustração condiz mesmo com a história do livro, já que uma rebelião está se levantando novamente por todo os 12 Distrito restantes, e o alvo da Capital nisso tudo, que acham que a causadora é Katniss. E por isso, estão mirando nela!

E finalmente, a capa mais linda de todos os três livros, A Esperança!



Acho que já está na cara sobre o que significa o tordo na capa, e nem preciso dizer muita coisa. A prisão - o círculo - da Capital não mais envolve o tordo e nem a maria está sobre o pássaro. Agora o tordo está de asas abertas, voando, mostrando-se liberto, e os detalhes ao fundo, dos círculos sendo quebrados, dão mais friso nisso.

Para mim essa é a melhor capa da série, e foi ótima para encerrar essa postagem. Espero que tenham gostado!

29 comentários:

  1. Fala Joshua;

    Bem interessante o post, e mesmo não conhecendo a história, tudo pareceu fazer sentido. Gostei bastante do significado da última capa. Cada vez me interesso mais pela história *-*

    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Joshua
    adorei a sua avaliação sobre as capas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Hei Joshua,
    Notei uma coisa que você e sua amiga não notaram, eu acho que esses círculos que estão na capa, - não os que envolvem o tordo, mas sim os que estão em volta, um dentro do outro - simbolizam a Capital, já que nos dois primeiros tudo está normal, a Capital ainda está no controle, já no segundo, está se partindo, como a Capital, o sistema controlador no qual eles vivem, esta se extinguindo, e também não esta mirando no tordo.

    ResponderExcluir
  4. [SPOILER DE "EM CHAMAS"] Sempre achei que o círculo no segundo livro simbolizasse a arena em forma de relógio, já que está dividido em 12 "fatias", como descrito no livro. Mas agora que você disse, dá pra perceber que também é uma mira, já que tem quatro traços formando uma cruz, colocando o pássaro no centro, como se ele estivesse prestes a levar um tiro. Acho que simboliza os dois, então.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem é joão! ja que a arena é um relogio e o tordo (Katniss) esta preso nela com todas as miras sobre ela. assim como o idealizador dos jogos mostra o relogio pra ela na turne da vitoria sabe? chega de spoiler!! kkkkkk >>Ana Carolina<<

      Excluir
  5. Ai nossa, gente, quando Em Chamas foi lançado nos EUA a Suzanne Collins falou em uma entrevista que o tordo do Em Chamas mostrava o Relógio do Plutarch Heavensbee. Não tem nada a ver com MIRA O_O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a arena da 75 ediçao dos jogos é um relogio e o tordo (Katniss) esta preso nela com todas as miras sobre ela. assim como o idealizador dos jogos mostra o relogio pra ela na turne da vitoria sabe? chega de spoiler!! kkkkkk >>Ana Carolina<<

      Excluir
  6. Pode-se perceber que a própria Katniss reflete no segundo livro se o Presidente Snow de alguma forma manipulou o sistema dos Massacres Quaternários após o 74º Hunger Games, em que torna-se visível para a Capital um início de rebelião liderada pela própria Katniss, para que ela voltasse de algum jeito para a arena, com o intuito de que ela morresse definitivamente, acabando assim com a provável ameaça para a Capital. Por isso, talvez fosse por esse o motivo da mira em volta do tordo: "Você está na nossa mira! Não deixaremos você escapar dessa vez!".

    Mas, também podemos perceber que a 75ª arena tem a forma quase exata de um relógio: uma ilha circular dividida em 12 "riscos" que indicam as horas ,onde cada uma delas possui uma armadilha mortal ativada na sua hora correspondente. Vale lembrar que a Katniss é simbolizada agora por toda a população de Panem, como "o tordo". Sem contar que o relógio do Plutarch Heavensbee deixa clara a mensagem transmitida, a qual a Katniss só percebe depois de entrar na arena.

    Ou seja: O tordo dentro da arena, e ao mesmo tempo na mira da capital.

    Pelo menos essa é minha teoria!

    ResponderExcluir
  7. Caramba, agora tudo fez mais sentido pra mim... Que post perfeito =D

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Não Leonel, mockingjay é o nome "original" em inglês do pássaro que na tradução para nós brasileiros é tordo.

      Excluir
  9. Oi cara! :)

    Eu adorei os livros, demais! Sabe que, quando eu resenhei eles no Pipoca Musical, mencionei seu blog pra explicar as capas. Adorei esse post!!!!

    Dá uma olhadinha nas resenhas de Jogos Vorazes lá do blog. Obrigada por esse excelente post :D

    Abraços,

    Raquel Moritz
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  10. A sua visão sobre o significado do tordo de Em Chamas está um pouco incompleta. Todos que leram o livro sabem do relógio existente na arena durante o Massacre Quaternário, portanto podemos concluir que essas linhas são, na verdade, para representar o tal relógio. Lógico que também podemos associá-las à uma "mira" em Katniss, porém o mais provável é o do relógio! Mas pode também ter os dois significados em um só simbolo, o que é mais provável, pois Jogos Vorazes nos surpreende, é espetacular!

    ResponderExcluir
  11. No tordo da capa de Em Chamas é também o relógio (arena).

    ResponderExcluir
  12. Uma vez eu li que a autora se baseou na estória de Teseu da mitologia grega e no livro 1984 de George Orwell. No livro 1984, há uma passagem em que o personagem principal e sua namorada quando se encontram escondidos avistam e admiram um tordo. Acho que a ideia da autora de utilizar o tordo nessa trilogia tenha partido dai. Algém sabe se a autora comentou algo sobre isso? o que acham?

    ResponderExcluir
  13. Na verdade o "círculo" no segundo livro não é uma mira, mas sim a representação da arena dos jogos no 3º Massacre Quaternário, isso fica óbvio quando se lê o livro. E mais uma correção: o nome do terceiro livro em inglês é "Mockinjay" a real raça de pássaros que se tornam o símbolo da revolução. Tordo virou uma interpretação falha da tradução. Quando os gaios tagarelas cruzaram com as fêmeas de Tordo, surgiram os mockinjays, os verdadeiros pássaros na capa dos livros, mas que por não possuir tradução para a palavra virou tordo na versão português, apesar de esta errado.

    ResponderExcluir
  14. Eu interpreto a capa do "Em Chamas" de outra maneira. O círculo, pode também, representar a arena, ou seja as divisões do relógio e o tordo/Katniss está acima do sistema ou da capital.

    ResponderExcluir
  15. Se vc tambem perceber o tordo parece com a lenda da fenix. A Katnis parece com a Artemis da mitologia grega e osjogos com a lenda do minotauro (esse já confessado pela autora). Sao pequenos pontos que eu observei.

    ResponderExcluir
  16. O negocio é comer legumes e verduras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa não tem nada vêr com a outra seu babaca...
      chupa meu pau, otário.

      Excluir
  17. Muito impressionante, tudo esse pensamento sobre o tordo. Sempre fiquei pensando o por que desse pássaro na capa dos dvds e dos livros, e realmente isso é fantástico. Parabéns...

    ResponderExcluir
  18. Grata a todos que explicaram o significado de cada coisa , e também aqueles que deixaram suas respostas claras e amplas de uma maneira onde o qual pudéssemos entender e compreender cada trajeto. Adorei , beijos !

    ResponderExcluir
  19. Percebi isto logo que comecei a avaliar as capas do livro.

    ResponderExcluir
  20. O Josh é meu, lindo, tesão, bonito e dotadão!!

    ResponderExcluir
  21. Vamos fazer uma campanha #JoshNude

    ResponderExcluir
  22. Para falar a verdade, para complementar um pouco mais do que você disse sobre a segunda capa. A tal "mira " ao fundo também pode ser considerada como a arena-relógio do segundo filme. As doze fatias, pode até contar, lembram bem a forma da arena do terceiro massacre quaternário.
    Mas o esquema do tordo/Katniss estar sendo mirado é uma boa perspectiva. ADOREI sua análise das capas e, como já se era de esperar, todo o seu blog. Continue assim. Obrigada

    ResponderExcluir
  23. resistência, rebelião e liberdade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...