sábado, 15 de novembro de 2014

Resenha - A Formatura de Joelle Charbonneau

ESSA RESENHA NÃO CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES


A Formatura é o terceiro e último volume da trilogia distópica O Teste, iniciada em O Teste e na sequência Estudo Independente. Joelle Charbonneau finaliza neste livro a jornada de Malencia Vale na derrubada de um programa cruel, de forma épica e emocionante, e faz jus à frase: "O teste final é o mais mortal"...


Após os eventos de O Teste e Estudo Independente, Malencia Vale se vê entre uma rebelião iminente contra a cidade de Tosu, capital da Comunidade Unida, e o seu destino no programa cruel, o Teste, que recruta candidatos tanto de Colônias e da própria capital, e os que falham, tem um fim desumano. Para mudar o rumo do país e evitar que mais mortes aconteçam, Cia terá que correr contra o tempo, escolher aliados e amigos, e enfrentar opositores durante o caminho, mesmo que isso signifique seu sacrifício.

Quando li O Teste, me deparei com uma distopia simples, mas com potencial, além de que, minhas expectativas eram altas, então prossegui com a série. A leitura de Estudo Independente aumentou dimensionalmente minhas opinião sobre a trilogia, que ganhou um status alto entre as últimas leituras do gênero que eu vinha tendo. Encarando A Formatura, existia o medo da autora repetir a simplicidade do primeiro volume, ou a expectativa de escrever um final tão explosivo quanto foi o segundo livro. Pois bem, A Formatura foi sem sombra de dúvida uma leitura extraordinária, e um final completamente arrasador. Com múltiplas reviravoltas, Joelle encaminha um desfecho eletrizante, à medida que a tensão cresce, tanto do leitor, quanto da história.

"O sangue lateja nos meus ouvidos enquanto corro. Para longe de quem quer que esteja correndo atrás de mim. Para longe da entrada. Para longe do que estou quase certa que significa um fim para um plano no qual mal embarquei."

Sinceramente, eu não tenho palavras para o que aconteceu neste último volume, pois eu esperava x (eu tinha já expectativas altas), e encontrei x² - analogia bem furreca, mas foi assim que eu me senti, haha. Joelle mostrou todo o seu potencial e utilizou bem todos os recursos que havia construído durante os outros volumes, de modo que todas as peças do quebra-cabeça se juntam, formando um quadro surpreendente.

Cia sempre se mostrou uma personagem realista, com uma personalidade calculista, e em eterno conflito com suas emoções, como podemos perceber por sua narração. Seu medo em confiar nas pessoas ao seu redor a tornam retraída, porém, sua auto-confiança a tornam segura o suficiente para enfrentar as coisas que estão por vir. Em A Formatura, Malencia se mostra dedicada 100% à uma causa que ela nem sabe se dará certo no final, mas é tudo o que ela tem pra correr risco e a chance de pôr um fim ao programa homicida que mata tantos jovens. É perceptível um amadurecimento por parte da personagem aqui, e todas as suas decisões desencadeiam uma série de consequências que ela tem que lidar de forma forte. Charbonneau criou uma protagonista feminina identificável, pois além de Cia ter medo do que está por vir, ela o enfrenta.

"Uma fumaça sobe pela abertura na parte inferior da minha porta. O pedacinho de papel que eu usava pra me avisar sobre a entrada de alguém está no chão. A porta está trancada. Lido com a chave até que ela destrava e a maçaneta gira. O corredor se enche de fumaça. Tusso ao entrar no quarto. Através da fumaça, avisto o contorno de alguém se retorcendo no chão do meu quarto, enquanto suas roupas são devoradas pelas chamas."

Quanto aos outros personagens, como o misterioso Raffe, a ambiciosa Stacia, e o controverso Will, cada um tem seu momento e destaque durante o livro. Quanto a Tomas, namorado de Cia, aqui a autora acertou em cheio na dose romântica da trilogia. Enquanto em O Teste a autora não explorou, e em Estudo Independente quase não temos Tomas, em A Formatura a cumplicidade Cia-Tomas é notável, e temos cenas dignas para o casal.

Repleto de ação, reviravoltas bombásticas e revelações chocantes, A Formatura encerra a trilogia de forma épica, e conclui todas as suas pontas soltas, apesar de que a decisão final de Cia nos deixe incertos sobre o que está por vir, além de uma insinuação da autora de que o mundo não está resumido a apenas à Comunidade Unida. Se haverá alguma continuação ou não, o que sabemos até agora é que temos uma história encerrada de modo honesto, e que a leitura vale cada página. Além de ser uma das surpresas deste ano, O Teste também foi uma surpresa como distopia. Atualmente, os livros tem um lugar especial em minhas estante.

"Meu braço queima. O mundo entra e sai de foco."

Acho que eu só tenho a agradecer a Joelle Charbonneau.

***

OBS: Agradeço à Editora Única pela publicação dos livros aqui no Brasil, e principalmente, por terem lançado todos volumes em um período pequeno, evitando leitores frustrados, haha. A editora está de parabéns!

***

Ficha do Livro:

Título: A Formatura (Graduation Day #3)
Autora: Joelle Charbonneau
Tradução por: Elisa Nazarian
Editora: Única
Páginas: 318
Gênero: Distopia, Ação
Lançamento: 2014





Sobre a autora:

Foto -Joelle Charbonneau
Escritora de coração, Joelle já produziu e estrelou diversas operas e musicais na região de Chicago antes de se tornar uma escritora em tempo integral. Além de adorar dar aulas de canto. Estreou na literatura com a série Rebecca Robins, mas ganhou o mundo com a trilogia distópica Teste.

5 comentários:

  1. Hey Joshua
    eu fiquei bem desanimadinha depois de ter lido o primeiro, mas ver que esse último volume superou suas expectativas me deixou mega curiosa para saber como terminou essa trilogia.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro é bem simples mesmo, mas dê chance às sequências, que acredito que não irão decepcioná-la :)

      Excluir
  2. Não estava muito empolgado para o segundo livro, apesar de ter gostado de "O Teste", mas quando li uma resenha recentemente a minha expectativa aumentou, talvez no mesmo nível que aparentemente a série evoluiu a partir do segundo livro. Com a sua resenha agora tenho certeza de que preciso parar de enrolar e ler o segundo de uma vez. Não sei o que esperar desse livro, mas espero que tudo se confirme e também ache a série fantástica como você classificou. Se for o caso, torço para que a aprovação seja revertida em sucesso também no Brasil.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de "O Teste" começar bem mediano, a trilogia se revela em "Estudo Independente", e dai em diante, Joelle só surpreende o leitor capítulo atrás de capítulo. "A Formatura" foi um ótimo clímax para a distopia, e acho que isso é o suficiente para avaliar a série como ótima!

      Eu também espero que a trilogia ainda faça sucesso no Brasil, mas por enquanto, ainda não tem aquele status que tanto merece :c

      Excluir
  3. Joshua, eu gostei muito da trilogia. Acho que ela pode se perder em meio à oferta de títulos - o que seria incrivelmente injusto - mas quem apostar na obra da Joelle vai levar um trabalho muito bem feito pra casa. Já tinha gostado bastante do primeiro volume, era uma distopia contada de uma maneira diferente, e a ideia de seleção e candidatos à universidade pareceu um pouco sem sentido, mas quando o li simplesmente adorei, foi sensacional. No "Estudo Independente" minhas expectativas já estavam altas, e a autora as cumpriu, então eu não fico muito surpreso com o que ela nos entrega nesse volume final: ele é justo, em diversos sentidos.

    E, olha, o fato de a Única ter lançado os três livros num período tão curto é um bom argumento para convencer as pessoas a apostar na série: nãoé preciso esperar horrores pela continuação, já está tudo aí.

    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...