sábado, 4 de outubro de 2014

Resenha: Maze Runner - Correr ou Morrer de James Dashner


Uma palavra que descreve toda sensação sentida pelo leitor durante a leitura de Maze Runner - Correr ou Morrer de James Dashner é viciante! Em uma mistura distópica, pós-apocalíptico e pura ação e mistério, temos um enredo linear e cativante, que nos deixa aflitos para descobrir o que está por trás de toda a trama. Maze Runner é um dos melhores livros já escritos, sem dúvida.


Na trama, acompanhamos Thomas, um garoto que não se lembra de nada, apenas do seu nome, e que se vê dentro de uma espécie de elevador que apenas sobe. Quando finalmente as portas se abrem para a superfície, ele dá de cara com um grupo enorme formado apenas por garotos adolescentes de diversas idades, e descobre que se encontra em lugar conhecido como Clareira, e que é cercada por um imenso Labirinto. À medida que vai desvendando as regras do lugar e conhecendo os perigos que os cercam, Thomas se demonstra ser uma importante peça para a liberdade de todos ali.

A premissa é bastante interessante, mas a partir de quando Thomas descobre sobre o Labirinto, tudo se torna mais intenso ainda, e à cada capítulo, temos uma cena chocante, reviravoltas e subtramas que adicionam ao enredo mais ação e detalhes.

Na verdade, o leitor se conecta rapidamente com a história pois é quase como se ele estivesse na mesma que os personagens, os garotos na Clareira. Todos não se lembram de nada do seu passado e do que os levaram até ali, e tudo o que sabem é que a saída está em desvendar o Labirinto. Essa falta de informações é aterrorizante, e logo o leitor se sente parte da história, pois ele também quer saber a razão de se estar ali dentro e se haverá uma fuga.

James Dashner, assim como trabalha o mistério e a atmosfera de suspense durante a história, também traz consigo uma grande carga eletrizante de ação. O Labirinto não é apenas corredores e esquinas confusas, mas também esconde os monstruosos Verdugos, criaturas meio robóticas, meio orgânicas, que saem toda noite - quando as portas do Labirinto fecham - à procura de uma vítima que tenha saído da Clareira na hora errada.

Mas não pense que os adolescentes cruzam os braços diante do problema: eles criam uma espécie de grupo, conhecido como Corredores, que possuem a tarefa de descobrir a saída daquele lugar. Eles mapeiam todo o Labirinto, e correm, correm muito! Um cargo de risco, já que eles são os únicos com a permissão de sair da Clareira, podendo esbarrar com um Verdugo, os Corredores são a única esperança para os garotos.

Ao final da leitura, Dashner nos brinda com um desfecho inacreditável, com revelações destruidoras e que ampliam bastante a trama. O leitor descobre que tudo não apenas se resume à Clareira-Labirinto, e que os personagens terão que se preocupar com problemas com proporções globais. Tudo que posso dizer é que James Dashner é um autor genial, e que só podemos esperar por sequências melhores ainda! Prova de Fogo é o título do segundo livro, e pelo nome, já sabemos que não é boa coisa...

OBS: A adaptação cinematográfica de Maze Runner - Correr ou Morrer já está nos cinemas, e eu já assisti, e sim, está perfeito. Muito bem adaptado, cheio de ação, e representou bem o livro. A sequência já está para ser gravada - já foi confirmada, tem cast e tudo - e simplesmente, peço que assistam, porque está excelente.

***

Título: Maze Runner - Correr ou Morrer (The Maze Runner #1)
Autor: James Dashner
Tradução por: Henrique Monteiro
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 426
Gênero: Distopia, Pós-apocalíptico, Ação
Lançamento: 2010

4 comentários:

  1. Joshua, não sei dizer bem mas não tenho muita vontade de ler a série. Já li resenhas muitos boas sobre ela - como a sua - mas ainda falta algo que capte minha atenção, e não sei, talvez se deva ao fato de que já tenho muitas séries pendentes de conclusão - muitas delas bem atrasadas - e não me sinto muito animado a começar ainda mais uma. Mas viu acompanhando as resenhas, quem sabe em algum momento me dá aquele estalo ;)

    Dois abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maze Runner é um livro muito bom, e acredito que valha a pena acompanhar a série... e talvez esse seja o problema para um leitor que tenha muitas sagas pendentes, pois é mais uma que vai pesar na consciência para continuar a ler. Espero que em breve, você tenha a experiência :) Não se decepcionará.

      Excluir
  2. A sua é a primeira resenha positiva sobre o livro que eu li - embora eu não tenha procurado muitas. Algumas pessoas disseram que o livro é bom e destacaram os mesmos pontos que você, mas eu não senti uma conexão muito grande com esse livro, acho que estou com preguiça hahaha Vou ser coxinha e ver o filme, não tenho muita vontade de entrar em mais uma série literária com a fila de leitura gigante que me assombra...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista o filme... acredito que sua opinião vai mudar totalmente e você vai correr para o livro. Acredito que você irá gostar, então leia logo kk

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...