domingo, 13 de julho de 2014

Resenha - Geek Love: O Manual do Amor Nerd de Eric Smith


É engraçado em como a maioria dos nerds/geeks se preparam para enfrentar o boss daquele jogo, se aventurar pelas quests de um game, encarar uma maratona de sua série favorita, e até aturar a fila imensa para o filme mais esperado do ano, etc. Mas, no campo do amor, serem um desastre, e ao contrário do desempenho no mundo dos games, nunca conseguirem passar da primeira fase. Eric Smith - nerd de carteirinha - criou então o Geek Love - O Manual do Amor Nerd, com o objetivo de ajudar jovens e adultos que se enquadram nesse perfil, para finalmente, sair da vida single player mode. Então, está preparado? PRESS START!


Para começo de conversa, esse livro é dirigido para o público nerd/geek, ou que apenas curta elementos da cultura pop e etc. É bom esclarecer isso, pois ele é um manual com muitas referências, piadas e trocadilhos, e para o leitor que não está inserido no contexto, pode ter um estranhamento com a narrativa do autor. Então, para ter totalidade das informações contidas no Geek Love, é bom estar por dentro do mundo geek, até mesmo porque, esse é um livro para eles!

Outro ponto interessante e que vale ressaltar, é que o manual tem uma linguagem voltada para o público masculino. Não, não é nada machista, e o autor não quis ignorar as geeks/nerds mulheres! Isso é explicado no início do manual: as leitoras também podem desfrutar da leitura, mas será preciso inverter os papéis. Talvez esse seja só um dos únicos pontos negativos do livro.

Então, Geek Love já conquista por sua edição bonitinha, com toda uma arte inspirada em 8-bit, páginas coloridas e uma diagramação de deixar o leitor embasbacado. Eu me encantei com o trabalho da Editora Gente e o cuidado com a edição, divisão de capítulos, fonte e tudo mais. Mesmo com o papel offset, essa parte visual está de nota 10, e é mais um motivo para ter o livro na estante!

No final das contas, você deve estar me perguntando se o manual vale mesmo a pena. Primeiro, temos que saber que no mundo dos relacionamentos amorosos, não há uma fórmula básica para ganhar o coração de uma garota(o) - e estou falando de relacionamentos sérios, o que é a proposta do manual. Então, tudo o que está escrito em Geek Love é teoria, pois quem vai colocar em prática é o leitor. Eric Smith cria diversas situações, cenários e diálogos para situar o leitor em ocasiões futuras e como agir - e até traz combos de conversa, se você quer chegar em determinado ponto com seu interesse amoroso. Mas, no fim, é o leitor que terá que tomar as atitudes. O manual ajuda, e muito! Traz dicas valiosas, mas não espere que após o término do manual, você já esteja casando. Smith é claro sobre isso.

O que eu adorei no livro, é que ele tem uma linguagem atual, divertida, e com bastante traços humorísticos. Eric Smith mostra um lado mais positivo dos relacionamentos, sempre levantando a auto-estima de quem está lendo, e até nos papos mais sérios, existe um trocadilho no meio.

Outro ponto positivo, são as referências e as alusões que o autor faz com a cultura pop. É genial e incrível, e além disso, nostálgico. Fiquei tão feliz quando o autor mencionou Chrono Trigger, e ressaltou os pontos morais da jornada do personagem e os comparou com a realidade. Eric também cita Game of Thrones, Star Wars, Skyrim e World of Warcraft, entre outros, de jeito bem descontraído, enriquecendo a leitura e ilustrando situações. Além dessas referências, o autor ainda dá dicas de playlist retiradas da cultura pop, e a menção à The Legend of Zelda Theme, de Koji Kondo me emocionou - é demais as trilhas sonoras dos jogos da saga, principalmente a de Ocarina of Time!!!

No final das contas, Geek Love - O Manual do Amor Nerd é uma experiência e tanto, e dá um novo fôlego para os players desanimados. Não se trata de apenas pegar a garota bonita da festa, ou chamar a cosplayer do evento para sair. Geek Love é um manual que fala sobre amadurecimento, e que mesmo que o campo do amor tenha pontos semelhantes com os games, deve-se levar mais a sério que um jogo.

***

Ficha do Livro:

Título: Geek Love - O Manual do Amor Nerd (Geek's Guide for Dating)
Autor: Eric Smith
Tradução por: Flávia Yacubian
Editora: Gente
Páginas: 208
Lançamento: 2014

2 comentários:

  1. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas acho que é o livro da Gente que mais chama a atenção. Talvez até não faça totalmente parte desse grupo, mas tem muita coisa realmente interessante e claro que isso significa uma ótima leitura. Pretendo ler em breve. :)

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. EITA! MEU OUTRO COMENTÁRIO SUMIU! Vou de novo!

    Eu não manjo nada do universo geek, só o básico do básico, então provavelmente perderia diversas referências. Mesmo assim, curti a proposta do livro, vou procurar na livraria para dar uma folheada. Acho que vale o investimento =)

    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...