sábado, 12 de janeiro de 2013

Crítica de Filme - Detona Ralph


Não. Esse não é um filme da Pixar, e sim da Disney. ACREDITE. Detona Ralph é um filme da Disney. Mas esse detalhe não é o mais importante que eu vou tratar aqui. Estou querendo dizer que o filme possui toda a fórmula dos filmes da Pixar, e lembra muito Toy Story. Mas acho que as diferenças param por ai. Detona Ralph é original ao seu modo e explora o mundo dos games de forma bem inteligente e divertida, imperdível para qualquer público, para qualquer idade, até para os gamers!


Detona Ralph : foto

Como Toy Story, onde os bonecos despertavam quando os humanos não estavam por perto para brincar, em Detona Ralph, os personagens dos grandes jogos de fliperama ganham vida quando os humanos vão embora e param de jogar os games. Até ai tudo bem, mas há um jogo chamado Conserta Félix Jr., onde o grande vilão do game é Ralph, que apenas sabe detonar tudo, e ser jogado do topo de um prédio pelos moradores do apartamento, em direção à lama, e morar em um grande terreno cheio de escombros, terra e lixo. Ralph está cansado de ser vilão, e após muitas situações que levam ele a "acreditar" que pode ganhar uma medalha de herói, ele foge do seu jogo e acaba indo parar em um game de primeira pessoa, de tiro, alta definição e tal... bem, a aventura não para somente ai. Na verdade, a grande aventura só está começando.

Detona Ralph : foto

A grande ideia do filme, dar vida a personagens de games, é antiga. Pra quem não sabe, o filme se chamaria High Score, depois mudou para Joe Jump, e em 2000, quando a ideia finalmente saiu do papel, o personagem principal seria o Félix Jr. Mas tudo isso deu em Detona Ralph, que como todos os filmes da Disney passam um conceito educativo e ético, fala o que é vilão e herói, e o que é maldade e bondade. Talvez o público infantil não entenda de forma concreta tudo o que o longa animado tenha a dizer, mas principalmente, é esse o ensinamento que Detona Ralph passa, de forma bem correta e interessante.

Detona Ralph : foto

Um ponto que eu julgo ser um pequeno erro no filme é não terem explorado tanto o mundo dos games, mas acredito que isso ficará para uma possível sequência. Tudo bem, você vê Sonic, Pac-Man, Bowser e entre outros personagens, mas eu gostaria que fosse bem mais concreto o inserimento de ícones dos jogos de fliperama, como o próprio Mario e Donkey Kong - de onde o protagonista se originou. Mas acho que não foi um grande erro do filme, pois acredito que os criadores quiseram dar luz apenas ao Ralph e cia. e não à outros personagens de jogos conhecidos.

Detona Ralph : foto

A trama do longa é bem amarrada e é impossível você não querer entrar nos games assim como os personagens do filme. Quem não gostaria de viver no mundo de Sugar Rush, o game de corrida em um mundo de doces, onde Ralph  conhece o bug Vanellope, uma garotinha e pirralha um tanto irritante, mas bem fofinha, que apenas quer participar da corrida. E tocado nesse assunto, o desenrolar da história é imprevisível. Não tem como você sacar o verdadeiro vilão. As vezes você pensa que tudo não passa de escolhas difíceis, mas na verdade está ali, na sua frente a verdade. recomendo pra quem ainda vai assistir, prestar atenção nas imagens que decoram as máquinas de fliperamas, principalmente da de Sugar Rush.

Detona Ralph : foto

O final, o desfecho de todo o espetáculo que essa animação é, é épico. Te faz lembrar de uma luta final em um game, quando o último boss surge, imponente e destrutivo. E é ai que o verdadeiro Ralph entra em ação, onde ele aprende quer ser vilão não muda quem ele é.

Detona Ralph : foto

O cenário do filme - retrô no começo, sombrio no game de tiro em primeira pessoa, e colorido no jogo de corrida - é bem desenhado e estonteante. A Disney soube aproveitar todas as ideias possíveis para o longa se tornar mais real ao seu modo, no mundo dos games, e tudo faz sentido e é até divertido como paramos para pensar como os personagens vão de um jogo para outro - como em uma estação de trem - e é em um grande salão - como a Central aqui no Rio de Janeiro - onde eles se encontram. Se você parar e prestar atenção, poderá ver inúmeros personagens de games famosíssimos em segundo plano.

Detona Ralph : foto

E pra quem está em dúvida se assiste em 3D ou em versão normal, recomendo que: só assista em 3D se quiser, pois a única vantagem é que a tecnologia funciona por causa dos cenários e torna bem mais bela a fotografia e estética do filme. Se não quiser assistir em 3D, não tem problema, pois não faz tanta falta. Eu assisti em 3D e me diverti, mas eu acho que não faz tanta diferença, só fica mais legal.

Detona Ralph : foto

Enfim, recomendo bastante, e ao término do filme, fique para assistir os créditos pois tem algumas surpresas bem legais. Detona Ralph nos mostra que uma bela ideia renovada e bem aproveitada dá em um grande sucesso de bilheteria e em um belo longa inesquecível para o público. Espero que esse seja apenas o primeiro filme de uma grande franquia pela frente, pois sinceramente, já estou com saudades da Vanellope!

Detona Ralph : foto

Ficha do Filme:

Títudo Original - Wreck-It Ralph
Ano de produção - 2012
Orçamento - US$ 165 milhões
Lançamento - 4 de Janeiro de 2013
Duração - 1h 41min
Dirigido por - Rich Moore
Com - John C. Reily, Sarah Silverman, Jack McBrayer
Gênero - Animação, Comédia, Família
Nacionalidade - EUA


OBS - O curta apresentado antes de Detona Ralph é bem engraçado. Esqueci o nome - sorry - mas é bem interessante e fala de um homem que conhece uma mulher numa estação de trem, mas ela vai embora e ele passa as horas do trabalho pensando nela. Até que percebe que ela trabalha no prédio ao lado, e sua janela fica um pouco acima da dela no outro lado. Ele começa a jogar aviões de papel para chamar a atenção dela. O final é muito divertido e encantado, apesar do curta terminar na melhor parte, deixando nossa imaginação solta.

8 comentários:

  1. Na primeira vez em que vi Bowser e Zangief no trailer do filme, soube que deveria assistir Detona Ralph. Ainda não tive tempo, mas realmente espero poder assisti-lo logo e constatar que é bom como andam dizendo por aí. Sua crítica é bastante encorajadora - mas no final das contas, só tiramos nossas próprias conclusões assistindo.

    Abraço
    http://labsandtags.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éh, o filme é bem legal e acho que qualquer gamer vai adorar!

      Excluir
  2. Eu diria que ultimamente os filmes da Pixar e da Disney podem facilmente se confundir, o que não é estranho se pensarmos que também "pertence a Disney". Enfim.
    Quando conheci o filme o que mais me interessou (tirando ser uma animação) é o fato de unir o mundo dos games. Acho que qualquer gamer (ou que foi gamer um dia, como o meu caso) gostou da ideia, mas se não dá devido destaque aos personagens acaba decepcionando - até certo ponto, claro.
    Apesar dos pequenos e insignificantes detalhes, tenho muito interesse em ver Detona Ralph. Não irei ver em 3D, mas certamente assim que tiver a oportunidade vou conferir. Pena que essa deve ser a última semana do filme no cinema da cidade.

    Parabéns pela resenha tão bem detalhada.
    Abraços
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, cria-se uma confusão, até mesmo porque a Pixar "pertence a Disney", então tem gente que pensa que "Detona" é uma animação feita pela Pixar, mas que não faz tanta diferença sendo que a "pixar pertence a Disney". Confusão total, haha! Tente assistir assim, pois o filme surpreende até os que veem sem expectativas... posso dizer que é a melhor animação do ano - 2012-2013...

      Excluir
  3. Vi Detona Ralph esse fim de semana e adorei! Foi muito legal ver personagens de games antigos, games que eu adorava quando era criança. Hoje em dia eu nem sei mais o que as crianças ou adolescentes estão jogando (fora os jogos de futebol que meu namorado ainda é viciado haha).

    bjs
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahsuahsuahs, é mesmo, acho que pra quem já foi gamer vai se encantar com "Detona"... esse filme acertou bem em cheio!

      Excluir
  4. Eu gostei bastante do filme, mas não achei maravilhoso. Quanto ao filme não explorar tanto os games, acho que isso envolve um pouco a questão dos direitos autorais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é "maravilhoso" para os gamers, né Lu, haha, e acho que jogos não é muito sua praia, kk... enfim, pensando por esse lado dos direitos autorais, pode té ser verdade. Tem seu lado ruim e seu lado bom. Só não gostei porque muitos personagens de jogos conhecidos fizeram uma rápida aparição - como o Sonic- em vez de ter uma consolidação do filme maior. Mas enfim, o foco é em Ralph e cia...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...