segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Arqueiros nos Livros - Especial ARQUEIROS - 1º Parte


Este é o primeiro post do Especial ARQUEIROS, e vamos falar dos arqueiros nos livros para começar essa maratona de posts que tratarão desse assunto. Mas antes de começar, leia a definição de arqueiro no site de pesquisas WIKIPEDIA:

"O arqueiro ou archeiro era um soldado de infantaria antiga e medieval munido de arco e flechas"

Mas sabemos que os arqueiros não apenas são coisa do passado, e recentemente, muitos autores de livros vem transformando seus personagens e os moldando em arqueiros. É claro que nem todo protagonista de um livro será arqueiro, mas se pesquisarmos bem vamos encontrar ícones da literatura que são arqueiros e que marcaram uma geração de leitores. Por isso listei alguns nomes de personagens da literatura... é claro que talvez não esteja todos os arqueiros dos livros nesta lista, mas tentei pôr os mais famosos, lendários e tal...
OBS: A ordem dos nomes não tem sentido que o primeiro arqueiro é o melhor... o sentido dessa lista é apenas mostrar os ícones de acordo com o tema do especial.


-1-
Katniss Everdeen
Trilogia The Hunger Games de Suzanne Collins

É a primeira personagem arqueira a vir na minha cabeça. É claro que The Hunger Games é uma distopia recente e atual, mas mesmo assim, fez muito sucesso entre o público YA. A personagem que se tornou arqueira por causa de seu pai quando aprendeu a caçar, usa seu talento para sobreviver aos Jogos Vorazes. Não é apenas o arco e flecha que descrevem a personagem, mas também sua personalidade forte e por ser uma garota de fibra. Katniss Everdeen é uma arqueira que marcou uma geração, e é fielmente retratada nos cinemas por Jennifer Lawrence.

-2-
Legolas
Trilogia O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien

Outro exemplo de arqueiro que também me vem na cabeça, é Legolas de The Lord of the Rings de J. R. R. Tolkien. A trilogia da guerra do anel é perfeita, e se passa em um reino fictício e de fantasia chamada Terra-Média, mas com uma mitologia criada e que é fantástica, e Tolkien pôs diversas criaturas como anões, orcs, goblins, trolls, dragões, espectros, os peculiares hobbits, os humanos é claro, e por fim, os elfos! Eu pensava que todo elfo era arqueiro, mas isso é um detalhe um pouco sem nexo, pois existe elfos espadachins, lanceiros... mas Legolas da Floresta das Trevas é um experiente arqueiro e tem muitas habilidades, não só em posse de arco e flechas, mas também com acrobacias, agilidade, saltos perfeitos, equilíbrio correto... os elfos por si só são uma raça fictícia peculiar, e Legolas está ai pra provar!

-3-
Susana Pevensie
Saga As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis

Apesar de não ser uma arqueira não tão lembrada entre o mundo literário, quem é narniano - fã - sabe quem é Susana Pevensie. As Crônicas de Nárnia é um tanto infanto-juvenil demais, e os livros podem ter mais de 100 páginas cada, mesmo assim, a história é rica e tem personagens mágicos e encantadores. A personagem recebeu o seu arco e flechas de presente já no primeiro livro, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, pelo Papai-Noel, e seus irmãos também receberam armas. Susana então se torna uma habilidosa arqueira, apesar de eu não gostar tanto dela, não sei o motivo, talvez é porque ela não tenha tanto destaque na série. Mesmo assim, C. S. Lewis criou uma arqueira, e isso muda toda a história!

-4-
Eragon
O Ciclo A Herança de Christopher Pauline

Não sou muito fã da saga - não fiquem nervosos, fãs, rs! - mas como li os livros - ainda não resenhei nem o primeiro - não pude deixar passar Eragon, que mesmo sendo um ótimo espadachim, não limitou-se e se tornou arqueiro também. Não tenho muito o que dizer, mas para os fãs assíduos da série, vão se lembrar logo de Eragon em uma de suas habilidades com o arco e flecha.

-5-
Theon Greyjoy
Saga As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin

Apesar de não ser um personagem tão amado pelo público leitor - talvez seja por alguns? - da maior saga de fantasia desde O Senhor dos Anéis de Tolkien, não pude deixar Theon de lado, já que ele também é um arqueiro habilidoso. Não é que eu não goste dele, mas é impossível você não sentir certa raiva pelas decisões dele. Nesse momento ainda não li A Dança dos Dragões, mas quando eu ler, talvez eu mude minha opinião, pois Theon tem capacidade para se tornar do bem e deixar a oscilação do mal. Enfim, Theon é um arqueiro, mas assim como Eragon, ele também tem habilidade com outras armas.

***

Vou parar por aqui, pois em minhas pesquisas, percebi que o post ficaria enorme e desgastante para o leitor. Mas posso mencionar alguns ícones que deixei fora da lista, como o lendário, fora da lei, mas arqueiro, Robin Hood. Uma lenda? Será que ele já existiu? Não sei, mas suas histórias foram transcritas para muitos livros, contos e etc... Há também Temujin da série O Consquistador de Conn Igulden. O livro é muito bom, e o protagonista, é um arqueiro... há também a série imensa Rangers, que ainda não li... percebeu como a lista não é apenas grande, mas também que só aumenta? Eu acho que até os autores tem uma enorme paixão por personagens arqueiros. Será porque eles pensam que há uma analogia com que arqueiros tem visão? Que os arqueiros buscam o seu alvo, e acertam com perfeição? Mas não são só os autores que gostam de ícones arqueiros, mas também nós, leitores. Afinal, imagine se todos os personagens de livros acima não fossem arqueiros...?

7 comentários:

  1. Não conheço todos os arqueiros citados, mas a lista ficou bem rica, principalmente de personalidades. Apenas assisti O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, mas a Susana Pevensie é uma das personagens que mais gosto - na verdade li apenas o primeiro livro da ordem cronológica :x
    Também não li o livro, mas o Theon Greyjoy consegue agradar e desagradar em poucos minutos na série kkkkk

    Abraços
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Theon é um personagem bastante complexo, mas acho que ele vai melhorar ao longo dos livros... Susana Pevensie não é uma das minhas arqueiras preferidas, mas eu gosto dela.

      Excluir
  2. Adorei a lista! Só faltou o Robin Wood e o Páris, de Troia. Acredito que os arqueiros despertam tanto nossa curiosidade porque o Arco é uma arma lindíssima e não parece exatamente mortal. Temos a ideia de que o Arqueiro é aquele que usa as flechas por defesa ou sustento, então são os mocinhos, mas um arqueiro bem treinado pode dar um grande vilão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robin Wood eu dei uma comentada no final do post, e deixei ele para o Especial dos Arqueiros nos Filmes... e é mais ou menos isso que você disse sobre o arco, apesar do arco parecer sim mortal, uhsauhsuahsas...!

      Excluir
  3. Oie Joshua
    adorei o especial, e os escolhidos.
    Legolas foi o primeiro arqueiro com quem me deparei na literatura, e desde Senhor dos anéis, tenho profunda paixão por personagens que utilizam o arco.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legolas é o melhor... tipo assim, supera a Katniss. Não por ele ser um elfo, pois isso já é obra da ficção e imaginação, mas por ele ser um arqueiro experiente...é difícil de explicar, mas Legolas é um dos melhores arqueiros no meio literário!

      Excluir
  4. olá, gostei dos leve resumo, obviamente não teria como postar todos os arqueiros, nunca tive pacienciencia ára assistir senhor dos anéis, e sou 110% fã de jogos vorazes. E Rangers é totalmente excelente, pode ler, vc vai gostar ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...