quarta-feira, 4 de abril de 2012

Resenha - A Vingança de Charles Tiburone de João Ubaldo Ribeiro



Mergulhei de cara na leitura desse livro, até porque a capa era muito sugestiva, e eu havia escutado que as obras do autor eram ótimas. O título cooperou também para que minhas expectativas crescessem e por isso comecei a ler a obra ainda nesta tarde.

Mas encontrei algo diferente do que eu imaginava.

Sinopse: "Em 'A vingança de Charles Tiburone', você vai acompanhar uma aventura fantástica vivida por Juva, Bolota, Mino, Tonhão, Neneca e Quica e também pelos habitantes do fundo do mar. As crianças são agentes do QG do Centro de Contra-Espionagem Danger People e possuem identidades secretas. Como em toda turma que se preza, surgem implicâncias, chantagens, brigas, mas, quando aparece uma missão secretíssima, prevalece a regra do um por todos, todos por um. Um belo dia..."

O livro começa monótono e fala sobre uma turma de crianças que fazem parte de uma agência de agentes criada por eles mesmos. Mas nada demais acontece até que um deles - Mino - começa a fazer esboços de desenhos de sua nave submarina. Mas como ele sabe que nunca vai construir essa tal máquina, começa a se esquecer de seus eventos, mas Neneca, uma das meninas da agência, que está vidrada em mágica, diz para ele que esse tal sonho pode virar realidade, e fazendo uma rápida mágica, Mino acorda no dia seguinte com uma carta em seu quarto. Ele a lê e nela diz que sua tal máquina está perto de um riacho. Ele parte e a encontra e toda a turma se junta e entram na tal máquina submarina e começam a viajar pelo fundo do mar. Só que são surpreendidos por um novo mundo onde os peixes falam e fazem parte de uma espécie de cidade onde existe até um Presidente.

Essa é basicamente a história de A Vingança de Charles Tiburone, que eu só fui conhecer quando estava na metade do livro. Pela sinopse eu não esperava algo como um livro de "fantasia" e sim um livro de crianças investigadoras do tipo da série Os Karas. João Ubaldo Ribeiro, pelo que eu ouvi, é um escritor de destaque, mas não sei se esse livro é destinado a crianças ou ao público infanto-juvenil, pois tudo que eu encontrei foi uma história - desculpe o termo - sem pé e cabeça, e que em seu final simplesmente acaba.

Os personagens não são marcantes, apenas estão ali de corpo presente na história, preenchendo falas sem sentido - assim como a própria história. Não conseguimos nos identificar com algum personagem do livro, não há algo destaque neles, e isso só foi mais um ponto negativo.

No final, a história me desagradou por completo. Terminei o livro e até pensei que listar pontos positivos no livro seriam impossíveis. Não quero dizer que a obra é completamente ruim, mas acho que deveria haver alguma descrição na sinopse, falando do que o livro se tratava.

A capa realmente desta edição é muito boa - mesmo não demonstrando o que a história realmente passa - e o desenho nela ficaram ótimos.

Enfim, não vou tocar na palavra "recomendo" nesta resenha, apenas não mergulhe de vez nesta leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...