quarta-feira, 22 de junho de 2011

Resenha - Querido John de Nicholas Sparks

Titulo: Querido John
Autor: Nicholas Sparks
Tradutor: Patricia de Cia
Editora: Novo Conceito
Páginas: 276

"Nicholas Sparks, autor número 1 de best-sellers, traz agora uma história inesquecível de um jovem que tem que tomar a decisão mais difícil de sua vida, em nome de seu grande amor. Querido John, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre. Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar."

Querido John é um livro bastante tocante. Com uma linguagem simples e suave, o autor nos leva a uma história emocionante, sobre como um amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderiamos imaginar.

A história é narrada pelo proprio John, que, no prologo do livro, inicia sua narração com a seguinte frase:

" O que significa amar verdadeiramente uma pessoa? "

John Tyree, na adolescencia, culpa o pai de não lhe dar a vida que seus colegas de escola tem. Assim, John começa a criar um relacionamento distante com o pai. Sem saber o que fazer da vida, John, já jovem, começa a frequentar bares, ficando sempre bebado e se envolvendo em confusões. Até que um dia, John se cansa dessa vida, e decide engressar na carreira do exercito. Viajando para a Alemanha, ele começa seus primeiros anos no exercito, amadurecendo, e deixando a vida de delinquente para trás. Na sua primeira licença, John volta para a casa do pai. John, querendo começar seu relacionamento com o pai do zero, vê que não consegue. Pois, quando John puxa conversa com pai, ele responde em monologos, e então John desiste de conversar com o pai, e assim, retornando ao mesmo relacionamento dificil e distante com o ele. Um dia, John vai para a praia surfar e aproveitar as ondas. E é ai que conhece Savannah, após recuperar sua bolsa que cai na agua. John passa a gostar de Savannah, e ela passa a gostar de John. A história começa a se mover a partir disso, com grandes reviravoltas em certas partes.

Na minha opinião, o amor entre John e Savannah é muito forte e intenso. Sabe, enquanto você lê Querido John, você sente que o amor é presente em cada pagina. Mas, todos nós sabemos que em toda história de amor, existe empecilhos, e isso não falta em Querido John. Acabando a licença de John, ele tera que voltar para a Alemanha, deixando uma parte de seu coração: Savannah. Contando os dias para sua proxima licença, John começa a escrever cartas para Savannah, e ela o mesmo, para não perderem o contato um com outro.

Um dos pontos que eu não gostei em Querido John, foi o seu final. Acho que todos os que leram este livro, sabem do que eu estou falando. Não que o final seja ruim, e não que o livro seja ruim. Digo e repito: Este é um otimo livro, mas acho que o final me desanimou um pouco, pois não era o que eu queria, e, acho eu, que o autor queria deixar esse desejo nos leitores. Mas, acho que o final tinha que ser daquele jeito, até porque, para passar uma mensagem sobre... não posso dizer rsrsrs

Outro ponto interessante no livro é o relacionamento de John com o pai. Preciso dizer, que foi a unica coisa que eu chorei do livro, pois fala sobre a importancia dos pais em nossa vida.

Recomendo Querido John, é um romance gostoso de se ler, que fala sobre escolhas, e um dado interessante, ele se passa tambem no dia 11 de setembro de 2001, dia em que houve a tragédia com as Torres Gemeas, um atentado terrorista.

Quando acabei de ler este livro, começei a refletir sobre a mensagem central dele:

" Tim havia me dito, e me mostrado, que o amor significava pensar mais na felicidade da outra pessoa do que na propria, não importa quão dolorosa seja sua escolha... "

E é isso. Querido John, como já falei, é tocante. E, mais uma coisa, este livro fala que o amor dura para sempre...

Agora vamos a nota do livro:

CAPA: 10
HISTÓRIA: 10
ORIGINALIDADE: 10
NARRATIVA: 10
PERSONAGENS: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...